O Itaú Social destinou R$ 17.577.549 milhões a 73 projetos voltados para a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes. A distribuição desse recurso ocorreu por meio do edital FIA (Fundos da Infância e Adolescente). O valor e a quantidade de iniciativas beneficiadas superam as edições anteriores do programa, sendo o Nordeste a região com maior número de municípios apoiados.
As iniciativas foram indicadas pelos CMDCA’s (Conselho Municipal da Criança e Adolescente) de suas respectivas cidades. Junto ao Itaú Social, os conselhos também serão responsáveis por acompanhar a realização da proposta no município, que deve ocorrer ao longo de 2023.
Dos 73 projetos, 28 selecionados estão localizados nos municípios prioritários listados pelo edital. A seleção desses locais considerou o alto nível de vulnerabilidade social e educacional apontada nos indicadores socioeconômicos. A lista dos 204 municípios está disponível no regulamento do edital.
Como critério de seleção, as iniciativas tinham que apresentar como propostas: ações de garantia do direito à educação; de promoção da vida e saúde, como combate à fome ou de manutenção da saúde mental; prevenção da violação de direitos, que busquem impedir o trabalho infantil ou que acolham crianças em situação de rua.
